Situação económica agrava-se muito mais do que o previsto

Os especialistas do Economist Intelligence Unit (EIU), que hoje e amanhã participam numa conferência com empresários portugueses e o Governo, preveem que Portugal, em 2009, vai viver uma “recessão severa”, num clima eleitoral ”exigente” devido à realização de consultas populares para a Assembleia da República, Parlamento Europeu e autarquias.Os especialistas do “The Economist”, admitem que o PS deverá voltar a ganhar as eleições legislativas, mas não conseguirá atingir a maioria absoluta.As estimativas do EIU indicam que a economia portuguesa este ano deverá contrair-se 2%, que a taxa de desemprego deverá aumentar para os 8,9% e que o défice orçamental quase duplicará passando de 2,4% para 4,5%.

Por outro lado, nas Previsões Económicas de Outono publicadas a 03 de Novembro, a Comissão Europeia estimou um crescimento do PIB na União Europeia (UE) de 1,4 por cento, em 2008, de 0,2 em 2009, e 1,1 em 2010.Os ministros das Finanças europeus, reunidos também na capital belga, até terça-feira, irão tomar conhecimento das novas previsões até 2010 e fazer o ponto da situação dos planos nacionais de relançamento económico.

Uma maioria de Estados-membros, entre os quais Portugal, apresentou planos de recuperação económica que no seu total se eleva a cerca de 1% do PIB da EU em fez dos 1,2% inicialmente pretendidos, segundo fonte na Comissão Europeia.

Após o novo plano anunciado há uma semana, a Alemanha é quem mais contribui para relançar a economia europeia, o que se explica pelo seu tamanho e pela margem de manobra orçamental.

Sexta-feira, o Governo português aprovou a proposta de Orçamento Suplementar para 2009 e a revisão do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). O Governo prevê uma queda do PIB igual a 0,8 por cento este ano, com a taxa de desemprego a agravar-se para 8,5 por cento, a inflação a ficar em 1,2 por cento e o défice a subir para 3,9 por cento do PIB.

A dívida pública também aumentará para 69,7 por cento do PIB.

Compartilhar

Leave a Reply