Criar condições para que os nossos clientes possam ter apoio jurídico e desenvolver os seus negócios de forma segura, em qualquer parte do Mundo; criar condições para que os clientes dos nossos aliados na MRA Alliance possam ter apoio jurídico e desenvolver os seus negócios de forma segura em Portugal e no espaço da União Europeia.
Nestes dois termos se sintetizam as duas grandes linhas de força de um projecto de constituição de um sistema de logística jurídica, em que pretendemos sintetizar, com os nossos parceiros, um conjunto de procedimentos indispensáveis à simplificação da consultoria jurídica e da prestação de um conjunto de serviços típicos essenciais e que carecem de tratamento mais urgente nestes tempos de globalização.
Mais do que um sistema de logística próprio, pretendemos constituir um sistema de logística acessível a todos os nossos aliados e acessível aos nossos clientes, em qualquer parte do Mundo.
Há coisas simples que, de vez em quando, são transformadas em coisas complicadas, até por importantes personalidades. Foi o que, por exemplo, aconteceu com aquele cidadão português que esteteve meses preso no Médio Oriente, apenas porque ninguém lhe arranjou um advogado. E era, como vimos, simplissíssimo libertá-lo se alguém se tivesse lembrado de contratar um advogado… como nós fizemos.
Mas há outras coisas que são demasiado simples e que habitualmente se transformam em coisas complexas.
Sem pretensão de plágio, o que pretendemos desenvolver relativamente a este tipo de questões é uma espécie de SIMPLEX da MRA Alliance, com o qual pretendemos eliminar esforços inúteis para ganharmos tempo para uma consultoria ainda de melhor qualidade naquelas áreas em que o pensamento e o estudo jurídico são essenciais.
Há hoje um conjunto de procedimentos que faziam parte dos menus dos serviços jurídicos, os quais tendem para a estandarlização e mesmo para a automatização, com vantagens indiscutiveis para os utentes.
Hoje não é preciso ir a um escritório de advogados para constituir uma sociedade comercial de versão pré-elaborada ou para preparar o requerimento de um divórcio por mútuo consentimento. Amanhã não será necessário consultar um advogado para que ele opine sobre um contrato de compra e venda de um imóvel que se faz na hora, com indiscutiveis vantagens para os utentes.
Ao invés de estarmos contra essas manifestações de progresso, somos favoráveis às mesmas e procuramos aproveitá-las, da melhor forma possivel, a favor dos nossos clientes.
Por isso projectamos e estamos a desenvolver um programa que permita responder de forma muito simples e eficaz a tudo o que deve ser simples e ter resposta eficaz, desde a marcação de uma consulta com um advogado reputado em qualquer país do Mundo, à elaboração imediata de contratos típicos, ao setup de sociedades, passando pela legalização de documentos, pela regularização de situações registrais ou pelo registo de marcas e patentes em qualquer jurisdição.
Os laços que estabelecemos na AEA e na MRA Alliance já nos permitem responder a muitas destas preocupações, porém sem a facilidade que queremos alcançar.
A MRA Alliance integra um corpo qualificado de escritórios que já permite respostas imediatas em boa parte do Brasil e alargar-se-à a breve prazo ao resto do território, porque escolhemos o Brasil como prioridade, neste ano do seu reconhecimento como parceiro estratégico da União Europeia.
Falta ainda alguma capacidade de resposta dos colegas com quem vimos conversando na Europa e na América visando a sua integração no mesmo projecto.
E, para além da aliança em si mesma, falta moldar todo este projecto de serviços mínimos, a que resolvemos chamar logística jurídica… sem a qual os grandes projectos não só não se afirmam como não conseguem sobreviver sem grandes custos.
Queremos fazer o simples, para termos tempo para estudar o complexo. E queremos ter no simples a máxima produtividade e a máxima eficácia.
Infelizmente não é possivel fazer em todos os paises esse milagre que logramos fazer quando os nossos colegas brasileiros nos pedem a constituição de uma sociedade comercial em Portugal às 10 da noite, de forma a que ela fique operacional, pronta a fazer um negócio, ao meio dia do dia seguinte.
Mas é possivel fazer o máximo em cada sistema.
Vamos trabalhar para isso, de forma a encontrar metodologias de procedimentos que permitam aos da MRA Alliance respostas rápidas e eficazes a todas as questões típicas, no mais breve espaço de tempo e com o melhor custo.
É um sistema que vai demorar anos a implementar, step by step, mas que os nossos clientes merecem.
Vá ficando atento às novidades…