Mira Amaral diz que Portugal pode falir

O presidente do banco BIC e ex-ministro português da Indústria, Mira Amaral,  disse, em conferência, em Lisboa, que “neste momento há um risco específico de empresas e países falirem. Portugal é um deles. Há o risco de Portugal estoirar”.
De acordo com Mira Amaral, “há um problema de sustentabilidade da economia portuguesa”. Embora tenha considerado que o governo do primeiro-ministro José Sócrates “foi o melhor que apareceu nos últimos 10 anos”, Mira Amaral diz que o governo, depois de um início em que “fez alguma coisa”, acabou “a marcar passo”.
O ex-ministro destacou que a dívida pública pesa 75% do PIB, o que se se juntar os passivos acumulados, os encargos com parceiras público-privadas e o peso do envelhecimento da população, dá um endividamento de mais de 100%. “É um mix explosivo”, comentou.
Mira Amaral é o primeiro dirigente português a equacionar a hipótese de falência do país, onde o Estado de continua a endividar para suportar o sistema financeiro, enquanto deixa debilitar o crédito às empresas.

Fonte: Portugal Digital

Compartilhar

Leave a Reply