Linhas de crédito do Ministério da Economia

No dia 4 de Dezembro foi a lançada pelo Ministério da Economia a Linha de Crédido PME Investe III.

Para atenuar os efeitos adversos da conjuntura negativa dos mercados financeiros internacionais sobre o financiamento das PME, o governo, através do Ministério da Economia e da inovação, tem vindo a disponibilizar um conjunto de recursos, traduzidos na aceleração do pagamento dos incentivos do PRIME e do QREN e na criação de linhas de crédito bancário.

A Primeira linha de Crédito PME Investe foi lançada no dia 14 de Julho, com um montante de 750 milhões de Euros, permitindo as PME financiarem-se a uma taxa muito favorável indexada à taxa Euribor a 3 meses menos 1,25%.O balanço desta linha de crédito foi claramente positivo – 903 empresas foram beneficiadas.

A 8 de Outubro foi lançada a segunda linha de crédito PME Investe no valor de 1000 milhões de Euros, com um juro bonificado indexado à taxa Euribor a 3 meses menos 0,5%. Os empréstimos, decididos pelos bancos, beneficiarão de uma garantia pública de 50% do seu valor, sendo a respectiva comissão suportada pelo Estado.

Com esta segunda Linha de Crédito PME Investe, o Governo estima que disponibilizará 2.600 milhões de Euros de apoios totais a PME durante o ano de 2008, multiplicando por seis o valor observado em 2004.

Fonte: Ministério da Economia

Compartilhar

Leave a Reply