Os PIN+ são os projectos de investimento de interesse estratégico que, pela sua caracterização, merecem um tratamento muito especial da Administração.
O Governo aprovou no último Conselho de Ministros um diploma que regula o processamento especial deste tipo de investimentos.
Este diploma visa criar condições para a atracção de investimentos e projectos de qualidade, nacionais e estrangeiros, que criem valor acrescentado, alterem o perfil das exportações e potenciem, por via da modernização das empresas, um efeito multiplicador do crescimento económico e do emprego. – diz o comunicado do Conselho de Ministros.
Os projectos de Potencial Interesse Nacional, aos quais seja reconhecida importância estratégica, são classificados como projectos PIN+ desde que preencham um conjunto de critérios, como sejam a sua integração nas prioridades de desenvolvimento definidas em planos e documentos de orientação estratégica em vigor e a realização de um montante de investimento mínimo de 200 milhões de Euros ou, em certos casos especiais, de 60 milhões de euros.