Este é o momento para as empresas brasileiras investirem em Portugal

Numa conferência proferida nas instalações da Beneficência Portuguesa, em Manaus, o nosso colega Miguel Reis considerou que o atual momento é excelente para o investimento das empresas brasileiras em Portugal.
Portugal é a porta natural para a entrada dos brasileiros num mercado de 492 milhões de habitantes, como é o da União Europeia.
A depreciação do euro, permite que possam fazer-se interessantes investimentos com alocação de muito menos recursos. De outro lado, a crise conduziu a que haja no mercado um número muito elevado de empresas, completamente equipadas, que encerraram as suas portas por falta de recursos e de crédito, podendo as mesmas ser adquiridas a baixo preço, por quem tenha interesse em criar condições de complementaridade na finalização de bens produzidos em parte no Brasil e acabados em Portugal, para entrada no mercado europeu.
Miguel Reis sublinhou, por fim, que os descendentes de cidadãos portugueses, que constituiem a maioria da populaçã do Amazonas, têm vantagem em requerer a a atribuição ou a aquisição da nacionalidade portuguesa. Embora não haja, praticamente, limitação ao investimento, no que se refere à nacionalidade dos investidores, é absolutamente diferente o tratamento dado pelos Estados aos cidadãos europeus e aos cidadãos estrangeiros, desde logo no que se refere à liberdade de movimentos dentro do espaço europeu.

Compartilhar

Leave a Reply