Dia Mundial dos Refugiados

Citamos:

Observatório das Migrações

 

Introdução # 29

O Observatório das Migrações (OM) assinala o Dia Mundial dos Refugiados, 20 de junho, dedicando esta newsletter ao tema dos refugiados. Esta data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 (A/RES/55/76) para assinalar o 50.º aniversário da sua Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados, de 28 de julho 1951.

Reconhecendo a grande dinâmica e atualidade do tema nos últimos 3 anos, com impactos diretos nos mecanismos de resposta institucional e legal ao nível europeu e em Portugal, esta newsletter OM  traz uma breve revisão dos mais recentes enquadramentos – concetuais, institucionais, legais e bibliográficos – para apoiar os investigadores e os demais interessados em aprofundar o estudo deste tema.

Aproveitando a vinda a Portugal da Professora Uma Segal, no âmbito do Specialist Programme da Fulbright, num projeto de estudo e reflexão para o Alto Comissariado para as Migrações acerca da recolocação de refugiados em Portugal, convidámos a especialista a partilhar connosco nesta newsletter as suas principais conclusões e recomendações ao país neste domínio, depois de um mês de observação do programa de recolocação em Portugal. 

Continue a partilhar connosco as suas novidades académicas através do email om@acm.gov.pt e acompanhe-nos no sitio www.om.acm.gov.pt e na página do Facebook https://www.facebook.com/observatoriodasmigracoes
 

Compartilhar

Leave a Reply