Comprar imóveis em Portugal: a grande oportunidade

O valor dos imóveis em Portugal desceu para níveis inferiores aos de há 10 anos. Situações há em que é possível comprar um imóvel por dez por cento do valor que foi pago no momento da sua compra.

Tal como aconteceu no princípio dos anos 80 do século passado, assistimos a uma nova  e excelente oportunidade para a aquisição de imóveis em Portugal, por parte de residentes no estrangeiro.

Uma das causas determinantes da brutal baixa de preços está na redução, também brutal, do crédito bancário.

Significa isso que os compradores têm de dispôr de liquidez, seja ela própria ou decorrente de crédito concedido por bancos no exterior.

Os tribunais também fazem vendas de imóveis. E muitas, todos os dias.

É preciso, no entanto, ter muito cuidado com as vendas judiciais.

A venda judicial transformou-se, de um momento para o outro, numa selva, completamente descontrolada, em que se vendem bens por valores irrisórios.

Devem, porém, adotar-se as maiores cautelas neste tipo de compras.  As propostas de venda são, em muitos casos, processadas com tal falta de cuidado que correm os compradores o risco de perder definitivamente os valores que entregam, a título de caução, aos agentes de execução incumbidos das vendas.

Basta que os proprietários impugnem as vendas, para que os compradores, mesmo que ganhem, tenham que esperar 3 ou 4 anos sujeitando-se, então, na hipótese de ganhar, a comprar uma ruína.

Bom negócio é o de comprar imóveis bons e bem conservados, chave na mão.

Isso está hoje ao alcance de qualquer pessoa que tenha os recursos disponíveis para pagar o preço.

Em Portugal talvez não haja atualmente uma única rua que não tenham uma tabuleta anunciando uma venda de um apartamento ou de um prédio. E não há nenhuma limitação à aquisição de imóveis por estrangeiros.

Importante – muito importante – é consultar um advogado de proceder à compra e verificar se há  responsabilidades pelas quais o proprietário tenha que responder.

Se tudo estiver em ordem, é celebrar o contrato-promessa ou o contrato de compra e venda imediatamente e proceder ao seu registo.

MRA presta, nesta área, os seguintes serviços:

Pesquisa de imóveis compra, em conformidade com as instruções do cliente

– Pedido de avaliação

– Verificação da situação jurídica dos imóveis

– Assistência a negociação e à contratação

– Celebração dos contratos promessa e dos contratos de compra e venda e respetivos registos

Segundo a lei portuguesa a compra e venda de imóveis pode ser feita por documento particular com as assinaturas dos outorgantes reconhecidas presencialmente.  Esse processamento pode ser feitos nos nossos escritórios

Para mais informação contacte info@lawrei.com

Compartilhar

Leave a Reply