Brasileiros discriminados em Portugal

Um estudo divulgado pela Agência de Direitos Fundamentais da União Europeia revela que 44% dos 64 mil brasileiros que residem, de forma legal, em Portugal já sofreram algum tipo de discriminação. A notícia é avançada pelo site da «BBC Brasil».De acordo com o estudo, 74% dos brasileiros que vivem em território nacional consideram que existe um elevado nível de racismo e discriminação no país. Muitos referiram, como exemplo, ter vivido situações desconfortáveis quando tentaram abrir contas bancárias, quando procuraram casa e até em lojas.
A investigação não refere apenas Portugal. 12% dos imigrantes residentes nos 27 países da União Europeia, sofreram nos últimos 12 meses, algum tipo de violência por questões racistas. 37% foi alvo de atitude discriminatória e 55% considera que o racismo é uma realidade.

Uma vergonha… quando é certo que os brasileiros  nos tratam como irmãos.

Enquanto em Portugal, os imigrantes brasileiros são os mais afectados, em Espanha são os sul-americanos que mais queixam. Mas os norte-africanos e os ciganos também fazem parte dos discriminados.

Leave a Reply