Brasil e Portugal vão cooperar na luta contra o tráfico de pessoas

O Brasil e Portugal vão cooperar na luta contra o tráfico de pessoas.

Numa visita a Brasília, o secretário de Estado da Administração Interna José Magalhães considerou que é preciso “assumir sem ilusões que hoje o Brasil é uma das principais origens de pessoas traficadas para toda a União Europeia”. Segundo ele, o tráfico internacional de pessoas é um dos negócios mais lucrativos do mundo. “É uma atividade considerada fácil e de baixo risco. A missão que temos conjuntamente é torná-la mais difícil e de alto risco”, explicou.
Segundo o Portugal Digital, o acordo agora assinado entre Portugal e o Brasil conta já com um pacote financeiro de 100.000 dólares.
Portugal tem um elevadíssimo número de prostitutas brasileiras, admitindo-se que algumas possam ter sido introduzidas por redes de tráfico.
Para além disso, residem e trabalham no país milhares de trabalhadores brasileiros que foram incitados a viajar para Portugal por angariadores de mão de obra sem escrúpulos.
José Magalhães disse em Brasília que os portugueses estão empenhados em “arrumar a casa” para a entrada em vigor da nova Lei de Imigração, que está no Parlamento e vai tornar mais difícil a imigração ilegal e facilitar a legal.
«As portas do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) estão abertas para os brasileiros que se inscreveram no processo do artigo 71. Eles deverão comparecer no SEF, porque serão retirados da situação de irregularidade para obter visto de trabalho”- afirmou Magalhães.
Ver Lusa
Compartilhar

Leave a Reply