Citamos
A Nação
As negociações entre o consórcio Ímpar/SEPI (Sociedade de Estudos e Promoção de Investimentos), para a aquisição da posição accionista que o BANIF (Banco Internacional do Funchal) detinha no BCN (Banco Cabo-Verdiano de Negócios), correspondente a 51,7 por cento (%) das acções, foram concluídas nos finais de Março, com a assinatura do respectivo contrato definitivo de compra e venda.
Desta forma, o capital do BCN fica distribuído da seguinte forma: Ímpar, com 51.7%; SEPI, 43.9%; e Cruz Vermelha de Cabo Verde, com 4,4%.
A conclusão destas negociações que já vinham decorrendo desde Dezembro de 2016, volta a colocar o BCN como o único Banco em Cabo Verde com capital e gestão 100% cabo-verdiano.
O culminar das negociações deu-se com a realização da Assembleia-Geral de 24 de Março, que, também, serviu para alguma mudança na administração do Banco, provocada pela saída dos administradores anteriormente indigitados pelo BANIF.
No essencial, a mudança ocorreu apenas no Conselho de Administração do BCN, com a entrada de Luís Vasconcelos Lopes, actual CEO da ÍMPAR, que passa a assumer, também, a função de presidente do Conselho de Administração.
Paulo Lima e Carlitos Fortes entram, também, como administradores-executivos, enquanto Pedro Barros, que está na administração desde o início do Banco e um dos seus fundadores, é o novo presidente da Comissão Executiva.
A entrada da ÍMPAR no capital social do BCN marca, assim, uma nova era para o Banco. “À solidez que o Banco já dispõe, vem se juntar a parceria estratégica da ÍMPAR, recursos essenciais para o desenvolvimento das sinergias entre os negócios das duas instituições, e, consequentemente, do mercado de serviços financeiros em Cabo Verde”, disse fonte do BCN ao A NAÇÃO.
O BCN foi constituído em 2005, por um grupo de investidores e empresários cabo-verdianos.
Eis a composição dos novos órgãos sociais do BCN:
Mesa da Assembleia-Geral:
- Presidente: Dr. Manuel Casimiro de Jesus Chantre; e
- Primeiro Secretário: Drª Ana Eloisa Fernandes Semedo de Carvalho.
Conselho de Administração:
- Presidente: Dr. Luís Miguel Andrade Vasconcelos Lopes;
- Vice-Presidente: Dr. Humberto Bettencourt Santos;
- Administrador: Dr. Pedro Mendes de Barros;
- Administrador: Eng. Paulo Jorge Ferro Ribeiro de Oliveira Lima;
- Administrador: Dr. Carlitos Marcos Lima Fortes;
- Administrador: Dr. António Olavo de Oliveira Rocha;
- Administrador: Dr. Luís de Matos Monteiro da Fonseca; e
- Administrador suplente: Dr. Mário Luís Mendes Moreira.
Comissão-Executiva:
- Presidente: Dr. Pedro Mendes de Barros;
- Administrador Executivo: Eng. Paulo Jorge Ferro Ribeiro de Oliveira Lima; e
- Administrador Executivo: Dr. Carlitos Marcos Lima Fortes.
Conselho Fiscal:
- Presidente: Dr. Dario Dantas dos Reis; e
- Vice-Presidente: Sr. António Vicente Lima.