Citamos
O presidente do Banif, “banco mau”, disse ao Económico, que em concertação com o Ministério das Finanças, com o Banco de Portugal e com o Banco Central do Brasil estão a procurar uma solução que evite a liquidação do Banif Brasil. “Esperamos ter uma solução a curto prazo para recapitalizar o banco”, diz Miguel Alçada.
“O Banif Portugal, o Ministério das Finanças, o Banco de Portugal e o Banco Central do Brasil estão concertados para encontrar uma solução que evite a liquidação do Banif Brasil”, disse ao Económico o presidente do Banif que ficou com os activos maus do banco que era da família Roque.
O Banif Brasil encontra-se numa situação complicada em termos de capitais e Miguel Alçada confessa que “o único obstáculo à capitalização do banco tem sido o facto de o Banif Portugal, na sequência da medida de resolução que foi aplicada no fim do ano passado, estar impedido de investir num aumento de capital do seu banco do Brasil”.
Mas quis tranquilizar os clientes garantindo que “estão em estudo soluções criativas que permitirão recapitalizar o banco”, disse ao mesmo tempo que adianta que “espera uma solução no curto prazo”.
O tema foi noticiado pelo Económico, o banco central do Brasil começou a apertar a exigência de provisões ao Banif Brasil depois de ter falhado a venda ao BTG Pactual.
“Os pressupostos teóricos da notícia estão correctos, mas não está decidida a liquidação e vamos tentar evitá-la”, disse o presidente do banco mau do Banif.
Ao Económico Miguel Alçada realça “o trabalho excelente do Conselho de Administração do Banif Brasil presidido pelo Dr. Gladstone, que foi nomeado pelo Dr. Jorge Tomé, e que tem feito um trabalho notável na recuperação e saneamento do Banif Brasil”.
Miguel Alçada faz questão de salientar que “até agora não há razões para alarme por que há soluções em estudo para recapitalizar o banco”.
“Quero deixar uma mensagem de tranquilidade e confiança a todos os clientes do banco no Brasil”