Banif diz que “não estão reunidas as condições necessárias” para publicar documentos de prestação de contas

Citamos

Económico

Em causa está a complexidade da medida de resolução. O banco diz que não está em condições de avançar com uma data.

O Banif considera que não estão reunidas as condições para publicar os documentos de contas referentes ao exercício de 2015, dentro do prazo legal, anuncia o banco em comunicado enviado esta manhã à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O banco argumenta que as “contas referentes ao exercício de 2015 têm necessariamente que reflectir o impacto da medida de resolução aplicada pelo Banco de Portugal ao Banif, no dia 20 de Dezembro de 2015”. De modo, diz a instituição que “as contas possam representar uma expressão fiel e verdadeira da situação financeira do Banif”.

A instituição diz ainda que “não obstante os esforços desenvolvidos pelo Conselho de Administração, pela Comissão de Fiscalização e pelos auditores do Banif, face à complexidade e excepcionalidade da medida aplicada ao Banif (que destacamos determina a coexistência de três perímetros distintos), os trabalhos de validação da conformidade das contas com os termos da medida de resolução não estão concluídos”.

O banco não se compromete inclusive com nova data adiantando porém que “tudo será feito para que ocorra no mais breve prazo possível”.