Responsável da supervisão do BdP esteve dois anos na administração do Banif

Citamos

Esquerda net

O administrador do Banco de Portugal António Varela foi o administrador não executivo representante do Estado no Banif entre janeiro de 2013 e setembro de 2014.

O administrador do Banco de Portugal (BdP) António Varela, responsável pelo Departamento de supervisão prudencial da entidade liderada por Carlos Costa – que tem por objetivo “garantir a estabilidade financeira das instituições e a segurança dos fundos que lhes foram confiados” -, foi o administrador não executivo representante do Estado no Banif entre janeiro de 2013 e setembro de 2014. Durante este período, a Comissão Europeia emitiu vários alertas sobre a situação do banco, tendo recusado diversos planos de reestruturação apresentados pela administração do Banif.

Segundo a biografia disponibilizada pelo BdP, António Varela, além de contar com passagens pela Sagres – Sociedade de Titularização de Créditos, Cimpor, Petrogal e Partex, foi executive director e managing director do Investment Bank da UBS AG e foi diretor, diretor central adjunto, diretor central e diretor-geral adjunto do Banco Comercial Português, tendo ainda dirigido a prestação de serviços financeiros daquele grupo.