O primeiro ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, reiterou hoje ao seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, a oferta para “reforçar a relação estratégica da UE com Cabo Verde”, disse à Lusa fonte do gabinete do governante espanhol.
A fonte explicou à Lusa que essa relação estratégica foi um dos temas dominantes do encontro de cerca de 45 minutos que os dois governantes mantiveram em Madrid, onde hoje chegou o primeiro ministro cabo-verdiano.
“Foi uma reunião muito cordial onde se analisaram vários temas do âmbito bilateral e do relacionamento de Cabo Verde com a Europa”, disse a fonte do gabinete de José Luis Rodríguez Zapatero.
“O presidente do Governo (espanhol) reiterou também o compromisso de Espanha para contribuir para que África Ocidental face frente às suas necessidades de desenvolvimento e integração regional”, explicou.
E Zapatero mostrou ainda interesse em Espanha e Cabo Verde “continuarem a trabalhar de forma conjunta na luta contra as ameaças como o narcotráfico e o crime organizado”.
Durante o encontro Zapatero reiterou a vontade de manter a cooperação bilateral com Cabo Verde, um “dos países prioritários para Espanha” tanto no âmbito do Plano Diretor de Cooperação 2009-2010 como no Plano África 2009-2010.
MRA Alliance/ionline