Wikileaks: Assange deve entregar-se hoje à polícia britânica

Julian AssangeJulian Assange, o fundador do site Wikileaks, especializado na revelação de segredos político-militares, deverá entregar-se hoje voluntariamente numa esquadra de polícia, na Grã-Bretanha, e posteriormente ser apresentado a um juíz, na sequência de um mandato de captura europeu emitido por um tribunal sueco por alegados crimes de natureza sexual cometidos naquele país. 

Mark Stephens, um dos advogados de Assange no Reino Unido, citado na edição online do jornal britânico “The Telegraph” informou “terem sido iniciadas conversações para que ele se apresente voluntariamente à polícia”.

O cerco ao fundador do Wikileaks voltou a apertar-se ontem, na Suíça, quando o banco postal congelou uma das contas usadas para financiamento do site, cujo acesso está bloqueado desde a semana passada. A partir de agora, devido à intervenção de um site português, é possível acessar aos conteúdos do Wikileak.

Kristinn Hrafnsson, porta-voz do WikiLeaks, informou que Assange, actualmente escondido algures no sul do Reino Unido, foi forçado a uma quase clandestinidade após ameaças à sua vida, na sequência da revelação de 250 mil documentos comprometedores para a diplomacia dos Estados Unidos.   

MRA Alliance/Telegraph

Leave a Reply