Venezuela: Chávez vai governar por decreto durante 18 meses

Hugo ChávezDuas semanas antes do regresso da oposição ao Parlamento, este votou ontem à noite poderes excepcionais ao Presidente venezuelano, Hugo Chávez, por 18 meses. “A lei que autoriza o presidente da República a editar decretos é adoptada”, disse a presidente do Parlamento, Cilia Flores, perante os aplausos dos deputados fiéis a Chávez.

A oposição, quase ausente desde o seu boicote das legislativas de 2005, ocupará a partir de 4 de Janeiro 67 dos 165 lugares da nova Assembleia, depois de ter conseguido ficar quase a par da coligação de esquerda radical de Hugo Chávez nas eleições de Setembro.

Durante um ano e meio, o Presidente poderá promulgar leis referentes, nomeadamente, a segurança, defesa, finanças, cooperação internacional, transportes, serviços públicos e uso da terra. Duas dezenas de leis estão quase prontas, declarou ontem à noite em Caracas o Presidente da República, que dirige o Partido Socialista Unido da Venezuela.

Em paralelo, a Assembleia Nacional votou de urgência um reforço do controlo público da banca, medida denunciada pela oposição, que vê nela mais um passo para a nacionalização do sector, controlado a 25 por cento pelo Estado.

MRA Alliance/Público

Leave a Reply