Venezuela: Chávez quer governar até 2021

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou hoje que vai insistir na aprovação de uma emenda constitucional que lhe permita ser reeleito sem limite temporal de mandato e manifestou-se disponível para permanecer no poder até 2021.

Chávez informou que deu instruções à força política que lidera – Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) – para voltar a tentar pôr fim ao limite constitucional de dois mandatos presidenciais consecutivos de seis anos.

“Eu dei ao PSUV e ao povo venezuelano minha autorização para começarem o debate e tomarem as medidas necessárias para obter aquela emenda constitucional e a reeleição do presidente. (…) Eu asseguro que, agora, vamos obtê-la”, disse Chávez, durante a cerimónia de posse do governador do distrito de Libertador de Caracas, Jorge Rodriguez, obrigatoriamente transmitida em directo por todos os canais de TV e rádio do país.

“Eu estou pronto e, se estiver saudável, e for a vontade de Deus, estarei convosco até 2019, 2021”, acrescentou.

Em dezembro de 2006, Chávez foi reeleito para o segundo e último mandato consecutivo de seis anos. Constitucionalmente outro presidente deverá ser eleito em 2012.

O líder venezulano prometeu, em Dezembro passado, que não voltaria a insistir na reeleição presidencial ilimitada depois de os eleitores, em referendo, terem rejeitado a sua proposta de emenda constitucional.

MRA Dep. Data Mining

Leave a Reply