Venezuela: Chávez ordena ocupação militar dos portos e aeroportos

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deu ordem às Forças Armadas do país para que assumam o controlo dos portos e aeroportos e ameaçou prender os governadores dos estados que se opõem à nova lei que coloca os centros de transportes às ordens do governo.

A partir de agora, a nova lei estabelece que os estados e municípios estão impedidos de cobrar tarifas de transportes dos portos e aeroportos, bem como portagens nas rodovias. Assim, os governadores e autarcas terão menos dinheiro para financiamento de projectos públicos.

Na semana passada, o parlamento venezuelano aprovou a lei que coloca todos os aeroportos, rodovias e portos sob controlo federal. A oposição protestou argumentando que a legislação visa aumentar o poder do presidente. Chávez, no entanto contra-atacou afirmando tratar-se de “uma questão de segurança nacional”.

Os governadores da oposição alertaram que a lei aprovada pela Assembleia Nacional, dominada pelos “chavistas”, tem como objectivo estrangular financeiramente os adversários do presidente e reduzir o apoio dos eleitores que os elegeram em Novembro.

MRA Alliance/Agências 

Leave a Reply