Uma delegação da Universidade chilena de Valparaíso esteve hoje em Abrantes a negociar um protocolo de cooperação tendo em vista o Programa de Modernização do Estado e das Autarquias do Chile. Apontada como referência no âmbito da qualidade dos serviços públicos e modernização admnistrativa, o trabalho desenvolvido em Abrantes, a par da cidade da Covilhã e da Agência de Desenvolvimento Rural do Alentejo, despertou o interesse do Director de Relações e Cooperação Internacionais da Universidade chilena de Valparaíso, no âmbito do programa “Misión Europa 1”, que conta com o apoio do Estado chileno e da União Europeia.Para além das duas cidades portuguesas, a delegação chilena seleccionou duas cidades espanholas (Alzira e Alcalá de Henares) para procurar inteirar-se, no âmbito de protocolos de cooperação externa, de exemplos a seguir nas áreas de modernização admnistrativa e serviços públicos, negócios, inovação e desenvolvimento.
Carlos Ramirés Sanches, chefe da delegação chilena, justificou a escolha de Abrantes por ser um “exemplo em termos de modernização autárquica e admnistrativa em Portugal, no âmbito das cidades de pequena e média dimensão”.
A cidade ribatejana “ganhou os prémios nacionais de qualidade em termos de serviços públicos e modernização admnistrativa em 1998, tem um plano estratégico para a cidade e uma visão de futuro que queremos conhecer ao pormenor, é exemplo de boas práticas ao nível da gestão municipal e tem um Tecnopólo“, afirmou. Fonte: aeiou/visão