Os bancos da União Europeia (UE) vão ser submetidos a “testes de stress” para avaliar a sua resistência à crise económica e verificar se estão adequadamente capitalizados. A decisão foi tomada pelos ministros das Finanças da União Europeia e recebeu o apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI).
“É importante que os bancos europeus efectuem testes de ‘stress’ como fizeram os Estados Unidos, afirmou o director do departamento Europa do Fundo, Marek Belka.
No entanto, “não serão testes de avaliação individuais como aconteceu nos Estados EUA, mas testes agregados para aferir o grau de resiliência do sector bancário a nível europeu”, explicou fonte próxima do processo, citada pela Reuters.
Estes testes serão levados a cabo por supervisores nacionais, segundo as normas comuns e metodologia da Comissão Europeia e serão realizados até Setembro.
Recorde-se que 10 dos maiores bancos norte-americanos vão ser obrigados a aumentar os capitais próprios, num total de 74,6 mil milhões de dólares, após ter sido analisada a resistência do sector.
MRA Alliance/Agências