UE emitiu mais 4,75 mil milhões para ajudar Portugal e Irlanda

A União Europeia emitiu hoje mais 4,75 mil milhões de euros em títulos de dívida a 5 anos para ajudar a Irlanda e Portugal. Depois de ter emitido ontem a mesma quantia em títulos de dívida a 10 anos para ajudar a financiar os resgates da Irlanda e de Portugal, a União Europeia realizou a nova emissão, através do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF).

Segundo o Diário Económico, desta vez foi um leilão de obrigações a 5 anos, de acordo com um banqueiro citado pela Bloomberg. A emissão de hoje foi gerida pelo Deutsche Bank, HSBC, Societe Generale e UBS, de acordo com a mesma fonte.

Ontem, a Comissão Europeia informou que a procura superou a oferta em três vezes e os investidores asiáticos ficaram com 25% dos títulos de dívida a 10 anos. A instituição liderada por Durão Barroso revelou ainda que dos 4,75 mil milhões emitidos, 3 mil milhões serão entregues à Irlanda e os restantes 1,75 mil milhões terão como destino os cofres do Estado português, no dia 31 de Maio.

Por tipo de investidor, os gestores de activos ficaram com 27% das obrigações a 10 anos, os bancos centrais com 23%, fundos de pensões e seguradoras (23%) e os bancos absorveram 20% do total colocado ontem.

Até 15 de Julho, a UE prevê emitir um total de 15,3 mil milhões de euros através do FEEF, o fundo europeu de apoio ao euro, que será substituído pelo Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF), a partir de 2013.

MRA Alliance

Leave a Reply