UE: Comissão Europeia “Barroso II” aprovada no Parlamento Europeu

Durão Barroso, no Parlamento EuropeuFoi aprovada a Comissão Barroso II. O Parlamento Europeu deu-lhe um expressivo voto de confiança com 488 votos a favor, 137 contra e 72 abstenções. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, conseguiu o apoio dos principais grupos políticos presentes no hemiciclo, a começar pelo Partido Popular Europeu, pelos liberais e os socialistas, à excepção dos franceses. O novo orgão alargou o apoio parlamentar face à anterior, investida em 2004, quando conseguiu apenas 449 votos a favor.
 
A equipa terá agora de ser aprovada pelo Conselho Europeu. A luz verde dos Estados membros será dada ainda hoje através de um procedimento escrito que  permite om início formal da actividade da CE já a partir de amanhã, antes da cimeira extraordinária convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, para abordar a crise económica.
 
Nos discursos, os líderes parlamentares exigiram a Durão Barroso que seja determinado, que a comissão seja forte e que apresente medidas capazes de fazer face aos desafios que a União tem pela frente. Os Verdes, que votaram contra, também se manifestaram dispostos a apoiar o executivo comunitário, desde que as medidas que vier a propor tenham como objectivo uma Europa mais forte.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply