UBS paga 780 milhões de dólares de multa e levanta segredo bancário de americanos

O banco suíço UBS acordou pagar uma multa de 780 milhões de dólares e revelar os registos bancários de 250 clientes norte-americanos para fugir às acusações de cumplicidade em actos de fuga ao fisco nos Estados Unidos. No acordo judicial, celebrado no Tribunal Federal da Florida, a UBS comprometeu-se a revelar imediatamente à administração norte-americana os registos bancários dos clientes estadunidenses, uma cedência sem precedentes na história da instituição.

A UBS irá pagar 780 milhões de dólares em multas, juros e restituições por conspiração para a criação de contas “fantasma” com o intuito de esconder os bens de clientes norte-americanos do governo dos EUA.

Segundo a acusação, em 2000, a UBS adquiriu uma empresa norte-americana que lhe proporcionou o acesso a novos clientes para quem  criou contas bancárias em nome de terceiros ou de entidades “fantasma”. A acusação afirmou ainda que os executivos do banco suíço utilizaram software encriptado e outro tipo de tecnologias e procedimentos para evitarem a detecção de práticas de evasão fiscal para contribuintes dos EUA.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply