Turquia prestes a cortar relações com Israel

Ahmet Davutoglu - MNE da TurquiaDepois do corte do espaço aéreo turco a Israel, o governo de Ancara ameaça agora o fim das relações entre os dois países, caso Telavive não peça desculpas pelo ataque de 31 de Maio a um navio turco com ajuda humanitária para Gaza. A ameaça foi feita por Ahmet Davutoglu, ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, ao jornal Hürriyet.

O governante exigiu um pedido de desculpas ou então a aceitação por parte dos israelitas das conclusões de uma comissão de inquérito internacional. Em caso de recusa, «as relações serão cortadas» precisou Davutoglu. No ataque israelita morreram nove pessoas, na sua maioria cidadãos turcos.

Em sinal de protesto, a Turquia reduziu ao mínimo as relações dimplomáticas e comerciais com Israel, cancelou manobras militares conjuntas e fechou o seu espaço aéreo aos voos militares do Exército judaico. O ministro turco avançou a possibilidade de caso “Israel não dê os passos adequados, o processo de isolamento continuará” podendo culminar co encerramento do espaço aéreo turco a voos civis israelitas.

O novo aviso da Turquia foi feito escassos dias depois de uma reunião secreta, em Bruxelas, entre Davutoglu e o ministro do Comércio israelita, Benjamin Ben-Eliezer, para tentar acalmar os ânimos entre dois tradicionais aliados regionais.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply