Telefónica estuda OPA sobre a Portugal Telecom

A espanhola Telefónica estuda todas as hipóteses possíveis para resolver o impasse na VIVO – a parceria ibérica na rede móvel brasileira – incluindo o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a PT, noticía hoje o Diário Económico online. 

Os jornais Financial Times e Expansión, no final de Fevereiro, deram eco a rumores segundo os quais, a multinacional espanhola liderada por César Alierta está tão desesperada por integrar os seus negócios móvel e fixo no Brasil que admite soluções radicais para desfazer esse nó górdio, incluindo a compra da Telecom Italia ou da própria PT, empresa onde já detém 10% do capital.

Segundo os jornais, Alierta apenas avançará com uma oferta sobre a sua parceira portuguesa na Vivo se tiver luz verde do Governo de Lisboa para concretizar a aquisição, algo que admite ser muito difícil de conseguir.

Comprando a PT, a Telefónica integraria a Vivo com os seus restantes negócios no Brasil, aproveitando ao máximo as potencialidades da convergência fixo-móvel. E a PT, que vale cerca de 10 mil milhões de euros em bolsa, seria mais barata do que a Telecom Italia, cujo controlo custaria mais de 15 mil milhões. Além disso, comprar a PT significa ficar com a Vivo, que é líder no Brasil, enquanto a Telecom Italia apenascontrola o terceiro operador móvel brasileiro (TIM).

Contactada pelo Diário Económico, fonte oficial da Telefónica não fez qualquer comentário sobre estas notícias. No entanto, fontes do núcleo accionista da operadora afirmaram levar a sério esta possibilidade, colocando a questão no preço da oferta.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply