Sida: Cientistas descodificaram mapa genético do vírus

Pela primeira vez, foi descodificado todo o mapa genético do vírus HIV causador da sida, permitindo que os cientistas tenham uma “visão geral” do genoma. A descoberta poderá abrir caminho a novos tratamentos, inclusivamente contra outros vírus, como os das gripes, revelaram hoje os cientistas ligados à investigação. 

“Estamos esperançados de que a técnica abrirá muitas novas oportunidades para a descoberta de medicamentos”, disse Kevin Weeks, investigador da Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos) que comandou a pesquisa. “Há muitas coisas que podemos tentar”, acrescentou.

O vírus HIV/sida integra os chamados RNA-vírus, tal como os vírus da influenza (gripe), da poliomielite e da constipação comum. Isso significa que o seu genoma se compõe de RNA e não de DNA.

“A técnica é parecida com a acção de reduzir o zoom de um mapa e obter uma visão mais ampla da paisagem, se bem que à custa dos detalhes”, escreveu Hashim Al Hashimi, da Universidade de Michigan, num comentário sobre a descoberta, que foi publicada na revista “Nature”.

Os RNA-vírus são especialmente difíceis de aniquilar e a nova técnica pode permitir novas abordagens.

“A curto prazo, a descoberta quase de certeza que vai tornar mais fácil desenvolver medicamentos para lidar com os RNA”, escreveu Hashimi.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply