Recessão nos Estados Unidos “provavelmente” terminou, diz Bernanke

Ben BernankeBen Bernanke, presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, afirmou que “do ponto de vista técnico é muito provável que a recessão no país tenha terminado” mas fez questão de sublinhar “que a actividade económica vai continuar muito fraca durante algum tempo”. No dia em que se assinala o primeiro ano da queda do Lehman Brothers, Bernanke referiu ainda que o chamado “sistema bancário sombra” vai estar sujeito a uma maior regulação.

“Acredito que o sistema bancário sombra, pelo menos no médio prazo, não vai voltar a ter a dimensão que tinha antes da crise” e vai estar sujeito a uma maior regulação”, disse o responsável pela Reserva Federal norte-americana, durante um discurso em Washington, referindo-se, por exemplo, à securitização de empréstimos.

Bernanke arescentou que “do ponto de vista técnico é muito provável que a recessão no país tenha terminado”. No entanto, fez questão de alertar para o facto da “actividade económica poder continuar muito fraca durante algum tempo”. Os últimos dados oficiais indicam que o produto interno bruto (PIB) caiu menos do que o previsto durante o segundo trimestre do ano. Entre Abril e Junho, a economia caiu 1%, quando os economistas esperavam uma queda de 1,5%.

Esta foi a quarta queda trimestral consecutiva e seguiu-se a uma contracção de 6,4%, a maior dos últimos 27 anos, nos primeiros três meses do ano.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply