Downgrading do rating obriga RTP a dar 208 milhões a um banco

A descida do rating da República terá um forte impacto na RTP, que foi obrigada a renegociar a dívida com o Depfa Bank, entidade que em 2003 garantiu 800 milhões de euros para que a empresa pública pudesse avançar com o plano de reestruturação, informa o Correio da Manhã, citando uma fonte não identificada.

A mesma fonte revela que a RTP está agora obrigada a diminuir a “sua dívida ao Depfa no montante de 208 milhões de euros e não de 47,5 milhões como estava previsto”. Isto significa um aumento de 438 por cento.

Além disso, “a amortização antecipada do empréstimo pode implicar a compra em 2011 do arquivo da RTP”, um negócio que deveria ser concluído até 2013, sublinha o jornal. A operação será efectuada por um valor entre os 110 e os 150 milhões de euros. Para atingir os 208 milhões de euros de amortização, a empresa poderá ser obrigada a outras medidas. Este processo poderá mesmo acelerar a privatização de um dos canais generalistas do grupo, previsto no programa de Governo.

Segundo o CM a referida renegociação começou após a anterior descida do rating e durou várias semanas. O resultado “implica a revisão do plano de amortização do empréstimo, com antecipação de parte do reembolso final, inicialmente previsto para 2013 e o agravamento das condições de pricing”, neste caso, diz a empresa, só em 2011 o aumento dos custos financeiros será na ordem dos 10 milhões de euros.

MRA Alliance

Leave a Reply