Rússia e Venezuela aprofundam e alargam cooperação estratégica

A Venezuela e a Rússia assinaram ontem quinze acordos de cooperação incluindo a constituição de empresas mistas para a produção de electricidade, o desenvolvimento dos sectores naval, mineiro e cerâmico, a criação de um fundo binacional de quatro mil milhões de dólares e a instalação de uma fábrica de veículos na Venezuela.

Os acordos foram assinados em Caracas pelo vice-primeiro-ministro russo Igor Setchine, na preparação da visita oficial do presidente russo, Dmitri Medvedev, à Venezuela, em 26 e 27 de Novembro, durante a qual serão assinados novos acordos, um dos quais sobre energia nuclear para fins civis.

O presidente venezuelano, Hugo Chavez, tem sublinhado que a Venezuela mantém com a Rússia “relações construtivas de aproximação, de entendimento e de debate no âmbito do respeito mútuo” que envolvem a análise de 40 dossiês.

Chavez e Setchine assistiram ao início da perfuração do primeiro poço de gás nas águas do Golfo da Venezuela efectuada pelos grupos petrolíferos Petroleos da Venezuela (PDVSA) e Gazprom.

MRA Dep. Data Mining/Agências

Leave a Reply