Preço das casas no valor mais baixo desde 2008

Segundo o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, publicado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor médio de cada metro quadrado foi de 1.114 euros em Julho, o que representa uma variação em cadeia de menos 2,8% e a uma variação homóloga inferior em 4,1%.

A descida homóloga é a “mais intensa da actual série”, ou seja, desde pelo menos Setembro de 2008. E o valor de cada metro quadrado também está em mínimos dessa mesma data, o que quer dizer que a avaliação que os bancos atribuem às casas está no valor mais baixo dos últimos 3 anos, pelo menos.

Em todas as regiões do país, exceptuando os Açores, verificaram-se variações negativas. Lisboa e Alentejo foram as regiões mais penalizadas pelas instituições bancárias na hora de decidir qual o valor do empréstimo a conceder.

A capital destacou-se pela negativa com um corte de 18 euros no preço por m2 em relação ao valor registado em Junho. Aqui, o metro quadrado vale 1.351 euros. Um pouco mais abaixo, no Alentejo, os preços das casas também desceram 18 euros por metro quadrado, fixando-se nos 1.018 euros.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply