Portugal vai recorrer ao FMI diz maioria dos economistas sondados pela Reuters

Em meia centena de economistas sondados pela Reuters, 34 dizem que Portugal vai ser forçado a pedir ajuda internacional, depois da Irlanda já o ter feito. Numa ‘poll’ mensal da Reuters sobre taxas de juros, a maioria dos economistas disse esperar que Portugal peça ajuda internacional, mas não avançou prazos. Quatro economistas também disseram esperar que a Espanha siga, eventualmente, o mesmo caminho.Certo é que os mercados já estão a antecipar este pedido de auxílio. Ontem, o juro das obrigações do tesouro portuguesas a 10 anos voltou a superar os 7% e o preço dos CDS (seguros de incumprimento) sobre obrigações a 5 anos atingiu um novo recorde nos 510 mil euros, segundo dados da Markit, citados pela Reuters.

O economista João Duque admitiu na terça-feira que Portugal possa apresentar um pedido de ajuda financeira em Fevereiro ou Março, se a execução orçamental não for cumprida.

Os 74 economistas que participaram na sondagem sobre os juros na região, esperam que o BCE só aumente a taxa, que está em 1% desde Maio de 2009, a partir do último quartal de 2011.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply