O Ministro do Ambiente português, Nunes Correia, considerou hoje a Conferência de Bali “um sucesso muito grande e significativo” para o Ambiente, uma vez que conseguiu “comprometer” todos os países no caminho para redução de emissões.
Nunes Correia, que falava à Lusa a partir de Bali (Indonésia), sublinhou que mesmo os países desenvolvidos como os Estados Unidos da América, que era o mais renitente em cumprir o protocolo de Quioto, se comprometeram a reduzir as emissões nos próximos anos. “Não foi fácil. Foi um processo negocial muito difícil, que durou dois dias e duas noites e nem sequer é uma etapa final, dado que a conferência de Bali foi apenas o início de um processo negocial que só vai terminar em 2009”, frisou Nunes Correia.
Segundo o ministro, a Conferência de Bali registou momentos de “grande tensão e suspense” e de um “dramatismo enorme” uma vez que os Estados Unidos só no final decidiram asinar o documento final em que todos os países, dos mais desenvolvidos aos em vias de desenvolvimento, se comprometeram a diminuir as emissões de dióxido de carbono.
Fonte: Público