Portugal: Ricos ganham seis vezes mais que os pobres

O fosso entre ricos e pobres está a encolher em Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Mas, mesmo assim, os mais ricos continuam a ganhar seis vezes mais que os mais pobres. «Estima-se que em 2008 o rendimento monetário líquido equivalente de 20% da população com maior rendimento tenha sido seis vezes superior ao rendimento de 20% da população com menor rendimento», revela o Anuário Estatístico de Portugal, divulgado esta quinta-feira.

A diferença existente em Portugal continua a ser muito superior à registada no resto da Europa, onde se situa, em média, nas 4,8 vezes. Mas o documento mostra que, apesar do fosso no nosso país ser grande, ele já foi maior. Por exemplo, em 2003, os ricos ganhavam sete vezes mais que os mais pobres.

No ano de 2008, o último com dados disponíveis, 17,9% da população portuguesa estava em risco de pobreza, ligeiramente menos que os 18,5% registados em 2007. O número só não é maior por causa das prestações sociais e dos apoios aos mais pobres. Sem isso, 24% da população portuguesa caía nessa categoria.

MRA Alliance/Agência Financeira

Leave a Reply