Portugal provoca baixa do euro e do petróleo

Os alarmes voltaram a soar na Europa, depois de a Moddy’s ter descido o ‘rating’ de Portugal em quatro níveis para o nível de lixo (‘Ba2′), Quer isto dizer que a agência de notação financeira considera o investimento em dívida nacional uma aplicação especulativa e, por isso, de alto risco.

A moeda única perde, nesta altura, 0,43% para 1,4367 dólares. “As preocupações em torno de Portugal irão pesar sobre o euro”, afirmou Lee Hardman, especialista da unidade cambial do Bank of Tokyo-Mitsubishi, à Bloomberg.

O ‘downgrade’ de Portugal está ainda a ter efeitos negativos no mercado petrolífero, devido ao receio de que a crise de dívida na Europa limite a procura por combustíveis. O barril de ‘brent’, a referência para as importações portuguesas, perde 0,75% para 112,76 dólares, em Londres, ao mesmo tempo que o barril de crude desce 0,25% para 96,64 dólares em Nova Iorque.

Nas bolsas europeias assiste-se também a quedas acentuadas, depois de um ‘rally’ de sete dias, com Lisboa a protagonizar o pior desempenho. O índice de referência, o PSI 20, desce 2,55%, arrastado sobretudo pelos títulos da banca. O BCP, que tem um banco na Grécia, tomba 5,33% para 0,37 euros, mas já esteve a descer mais de 6% para 0,36 euros, um novo mínimo de sempre. BPI, BES e Banif caem mais de 3%. “O corte do ‘rating’ de Portugal é definitivamente a notícia que está por detrás da atmosfera de hoje”, comentou Mattias Jasper, perito do WGZ Bank.

Nos mercados de dívida os periféricos são os que mais sofrem. No caso de Portugal, os juros das obrigações dispararam hoje mais de 100 pontos base nos prazos mais curtos, ao mesmo tempo que o preço do seguro contra o eventual incumprimento do Estado português escalou mais de 80 pontos.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply