Portugal pode entrar de novo em recessão, alerta Roubini

Nouriel RoubiniO economista norte-americano Nouriel Roubini disse hoje, durante uma conferência em São Paulo, que Portugal e Grécia correm o risco de voltar a uma situação de recessão económica.

Roubini falava durante uma conferência em São Paulo, onde admitiu existir ” o risco significativo” de um “double dip” na Europa – uma segunda contracção da economia após uma breve recuperação. Para ele, os elevados défices orçamentais agravam os riscos de incumprimento e inflacionistas. No limite, em sua opinião, a retirada precoce de medidas anti-crise pode activar um cenário de deflação.

É neste contexto que, e apesar do crescimento homólogo de 1,7% da economia portuguesa no primeiro trimestre, Roubini afirma que Portugal poderá caminhar para uma nova recessão.

Roubini salientou ainda que “as condições do mercado de trabalho” vão continuar fragilizadas em algumas economias desenvolvidas” e alertou para o facto de “as poupanças terem que crescer a um ritmo mais rápido que o consumo nos próximos anos”.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply