Portugal: Menos 4,5 mil milhões em impostos até Novembro

Nos primeiros onze meses do ano as receitas fiscais desceram 14,2% face a igual período de 2008, segundo o último Boletim de Execução Orçamental, citado pelo Diário Económico (DE). O documento também mostra que o défice do subsector Estado mais do que duplicou entre Janeiro e Novembro, superando agora os 13 mil milhões de euros.

Este agravamento resultou em grande medida da redução da receita fiscal. Com a crise instalada em praticamente todos os sectores de actividade, o Estado perdeu 4,5 mil milhões de euros em receita fiscal até Novembro, quebra que esteve na base da segunda alteração feita ao Orçamento de Estado para 2009.

Mesmo corrigindo os números das políticas anti-crise do Governo, nomeadamente ao nível do IRS, a descida da receita fiscal é de 11% até Novembro.

Por isso, não admira que o fisco tenha enviado cerca de 40 mil avisos a contribuintes com dívidas fiscais recomendando a sua regularização até ao final do ano de modo a não perderem os benefícios fiscais a que têm direito, refere igualmente o DE.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply