Portugal: Governo mantém subida do salário mínimo para 500 euros

A ministra do Trabalho afirmou ontem que o Governo “não alterou a sua posição” relativamente ao aumento do salário mínimo e garante que os trabalhos de concertação social vão discutir quais as condições para respeitar o acordo assinado em 2006.

“O que vamos fazer é discutir como vamos todos respeitar aquilo que está garantido no acordo sobre o aumento do salário mínimo”, disse Helena André, salientando que estão a ser vistas “as condições” que levarão os parceiros a cumprir o acordo.

As declarações da ministra surgem no final da reunião plenária que juntou parceiros sociais no debate de um Pacto para o Emprego. A questão do salário mínimo é uma das mais sensíveis e ainda não reúne consenso.

Em 2006, os parceiros subscreveram um acordo que, entre outras matérias, definia como “objectivo de médio prazo o valor de 500 euros em 2011” a aplicar à remuneração mínima garantida. Mas ontem, o patronato voltou a recordar que a maior parte das empresas não tem condições para aumentar este referencial em 25 euros logo a 1 de Janeiro e sugeriu que a comissão de acompanhamento levasse a cabo uma recalendarização.

MRA Alliance/Diário Económico

Leave a Reply