Portugal entra com 409 milhões de euros no primeiro empréstimo à Grécia

A Grécia recebeu hoje a primeira tranche do empréstimo de emergência concedido pelos seus parceiros europeus, no valor de 14,5 mil milhões de euros. Portugal participou com 409 milhões de euros, a sétima contribuição mais elevada entre os países do euro. O porta-voz da União Europeia anunciou esta manhã que a primeira tranche do empréstimo de emergência, no valor de 14,5 mil milhões de euros, tinha já seguido para Atenas, sendo que o Governo helénico já acusou a recepção.

Foi também já disponibilizada a tabela dos países que mais contribuíram, sendo que Portugal emprestou um total de 409.274.004,99 euros, de acordo com a Bloomberg. Trata-se de 2,8% do total concedido, o sétimo peso mais elevado entre os 10 países da Zona Euro que participaram neste primeiro empréstimo.

No total, Portugal comprometeu-se a emprestar cerca de 2 mil milhões de euros à Grécia nos próximos três anos, no âmbito do pacote de 80 mil milhões de euros que os países do euro aceitaram emprestar à Grécia para evitar a bancarrota do país. O FMI entrará com os restantes 30 mil milhões.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply