Portugal alarga informação na megabase de dados europeia de crédito

A megabase de dados sobre empréstimos nas mãos dos portugueses – Central de Responsabilidade de Crédito – gerida pelo Banco de Portugal (BdP), vai passar a ter novas funcionalidades, alargando o âmbito da informação disponível e a partilhar, noticía hoje o Jornal de Notícias.

São 237 as entidades bancárias que prestam informação mensal à CRC, entre as quais estão vários bancos centrais europeus, como os de Espanha e Itália, e também empresas de leasing e factoring. O objectivo desta base de dados é apoiar as entidades participantes (bancos) na avaliação dos riscos dos empréstimos.

As entidades participantes comunicam automaticamente ao BdP os seguintes elementos sobre cada beneficiário de crédito: a identificação do beneficiário e o montante das responsabilidades por classe e tipo de crédito. Além da informação sobre os seus clientes, os bancos podem ter acesso à informação de potenciais clientes que queiram obter crédito, “desde que obtenham destas a necessária autorização”, informa o banco central.

O BdP passa também a “ter a possibilidade de acesso ao Número de Identificação Fiscal (NIF) de cada pessoa singular, com o objectivo de inequívoca identificação dos devedores. Esta possibilidade pretende evitar registos diferentes para cada pessoa”.

Além disso, registaram-se também ganhos com o alargamento do período de tempo em que a CRC está disponível, das 8 às zero horas, sete dias por semana.

Qualquer pessoa ou empresa pode saber junto do Banco de Portugal que informação sua consta no CRC. Será informado sobre os montantes concedidos, as instituições que comunicaram a informação, a classe de crédito, o tipo de crédito e informação sobre declarações de insolvência emitidas pelos Tribunais.

MRA Alliance 

Leave a Reply