PIB português 20 por cento abaixo da média europeia

O Produto Interno Bruto (PIB) em Portugal, expresso em paridades do poder de compra, em 2010 situou-se quase 20 por cento abaixo da média dos países da União Europeia, revelou hoje o organismo oficial de estatísticas da União Europeia (Eurostat). De acordo com o documento, a riqueza produzida por cada português correspondeu, no ano passado, a 81 por cento da média dos seus parceiros europeus.

A lista foi liderada pelo Luxemburgo, com quase o triplo da média (283 por cento). Este valor, segundo o Eurostat,  é ‘distorcido’ pelo alto nível de trabalhadores que não moram no país, e que assim inflacionam os seus valores. Os Países Baixos ficaram em segundo lugar, com 134 por cento.

Na tabela há nove países onde os cidadãos, em média, são mais pobres do que em Portugal, e há 17 onde os cidadãos auferem, em média, rendimentos superiores aos cidadãos nacionais. Os valores hoje divulgados representam uma ligeira melhoria face aos dados de 2009, ano em que os portugueses tinham um PIB ‘per capita’ expresso em paridade do poder de compra na ordem dos 80 por cento da média europeia.

A Grécia, confrontada com uma grave crise financeira, tinha, ainda assim, um PIB por habitante superior ao português em 2010, com 89 por cento da média europeia em paridades de poder de compra. Espanha, por outro lado, estava no ano passado praticamente em linha com a média, ficando apenas um ponto acima.

MRA Alliance/Público

Leave a Reply