O actual período do petróleo barato chegou ao fim, e os preços podem voltar em breve a atingir o nível de USD 100/barril, segundo as previsões publicadas hoje pela Agência Internacional de Energia (AIE). O relatório anual da agência avança mesmo com um nível de preços da ordem dos USD 200/barril, até 2030.
O documento, que surgiu no dia em que os preços do petróleo atingiram o valor mais baixo desde 2006, inferior a USD 60/barril, confirma prognósticos de diversas organizações e analistas especializadas em mercados petrolíferos, segundo as quais a actual deflação dos preços está em contradição com os fundamentais da indústria. Mesmo com a presente recessão económica, e com a inerente quebra da procura global, o petróleo é um bem crescentemente escasso e, por isso, tendencialmente caro, a médio e longo prazos.
O risco imediato de escassez da matéria prima, de acordo com a Agência Internacional de Energia, reside na falta de investimento em infra-estruturas de extracção, produção e transformação. Segundo o relatório, ainda há petróleo suficiente para abastecer o mundo por mais de 40 anos nas atuais taxas de consumo pelo que, os problemas actuais, não são as reservas mundiais.
A quebra da produção está a crescer perigosamente em cada campo de exploração, pelo que é necessário que, até 2030, os investimentos na investigação e desenvolvimento, atinjam os USD 26 mil biliões/trilhões(mibi/tri) em infra-estruturas que permitam optimizar a extracção das jazidas existentes. Uma parte significativa daquela verba – USD 8,4 mibi/tri – deverá ser gasta na exploração de petróleo e gás.
A AIE estima que até 2030, a China e a Índia serão responsáveis por mais da metade da procura mundial de energia primária e por grande parte do aumento do consumo mundial de petróleo.
A despeito da avaliação relativamente positiva quanto às reservas de petróleo e gás, o relatório alerta para o perigo da contínua dependência de combustíveis fósseis. A Segundo a AIE, as consequências económicas da “carbonização” da economia mundial são “chocantes”.
MRA Dep Data Mining/Agências