Petróleo salta para mais de 125 dólares/barril em Londres

O petróleo negociado hoje no mercado londrino será entregue aos investidores no próximo mês ao preço de mais de 125 dólares por barril. Por volta das 19h45, o barril estava nos 126,220 dólares, a valorizar 2,813 por cento.
 
Este valor aproxima-se do máximo histórico de 11 de Julho de 2008 e reflecte a escalada do Brent do Mar do Norte nos últimos dias. Por duas vezes esta semana o crude bateu recordes dos últimos dois anos e meio. Superou a casa dos 120 dólares, afastando-se da barreira psicológica dos cem que no início da crise líbia, em Fevereiro. 

Hoje, a NATO confirmou um incêndio na central de Sarir, o que terá contribuído para acentuar a certeza de que um regresso aos níveis normais de produção de petróleo no país vai demorar o seu tempo. Desde o final da semana passada, a alta dos preços era atribuída pelos analistas à inquietude causada nos mercados face ao controlo dos terminais petrolíferos na Líbia, sabendo-se estarem ora nas mãos dos rebeldes, ora nas mãos de forças leais ao coronel Muammar Khadafi.

A Líbia é o 12.º maior país no mundo produtor de petróleo. Tem a terceira cota de produção em África e a Europa é um importante destino de exportação – com Itália sobretudo com interesses na exploração dos 1,49 milhões de barris que, em condições normais, sairiam do país diariamente.

MRA Alliance/Público

Leave a Reply