Petróleo: Preço do barril nos 80 dólares em 2010?

O ministro do petróleo iraniano, Gholam Hossein Nozari, manifestou-se hoje favorável a uma estabilização do preço do barril de crude entre 75 e 80 dólares, em declarações à televisão estatal do Irão. “Do ponto de vista da República Islâmica, o preço conveniente para um barril de petróleo situa-se entre 75 e 80 dólares”, declarou.

Os preços do crude aumentaram acentuadamente, em Nova Iorque, na véspera do fim-de-semana pascal, impulsionados pela valorização dos índices bolsistas. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de “light sweet crude” para entrega em Maio fechou a 52,24 dólares – um aumento de 2,86 dólares relativamente à cotação de quarta-feira.

Na terça-feira, o ministro do Petróleo argelino, Chakib Khelil disse à Agência France Presse que o preço do barril poderá atingir 70 dólares, entre finais de 2009 e princípios de 2010, avançando depois para os 80 dólares. No dia seguinte, afirmou que a OPEP deverá manter a quota de produção, na reunião de 28 de Maio, em Viena, caso a economia mundial dê sinais de recuperação.

As declarações de Khelil só deverão ser entendidas como um sinal de novos cortes na produção do cartel petrolífero se a situação económica mundial se agravar substancialmente até àquela data.

MRA Alliance

Leave a Reply