Pequim alerta para os perigos de uma segunda recessão a nível mundial

Wen Jiabao - Primeiro-ministro da ChinaO primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, avisou hoje que o crescimento económico permanece vulnerável aos riscos de dívida soberana que poderá desencadear uma segunda recessão mundial. “Não é possível dizer com uma certeza absoluta, mas temos que observar a evolução dos mercados de perto e agir para preveni-la, afirmou Wen, citado pela CNBC.O chefe do governo de Pequim, todavia, admitiu ser ainda muito cedo para os países suspenderem as medidas de estímulo às economias. “Todos os países devem actuar juntos e reforçar as medidas de apoio à economia. Não pode haver o mínimo relaxamento”, defendeu. Wen sublinhou que “a economia mundial está estável e começa a recuperar, mas esta recuperação é lenta e ainda existem muitas incertezas e factores destabilizadores”.

Sobre a crise grega, o Presidente chinês tem dúvidas de que o pior já tenha passado e acrescenta que a crise de dívida europeia pode pôr em causa a retoma económica da região.

Apesar do cenário preocupante traçado para a economia mundial, em especial para a europeia, Wen Jiabao mostrou-se confiante quanto ao desempenho da China, mantendo a meta da inflação para este ano em redor dos 3%.

MRA Alliance/CNBC/Agências

Leave a Reply