O Instituto de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) emitiu esta quarta-feira mais dívida pública no valor de 2 mil milhões de euros. A procura pela dívida pública de Portugal foi forte e superou a oferta. O Estado emitiu Obrigações do Tesouro (OT) a 2 e a 10 anos: na maturidade mais longa e a mais utilizada, a 10 anos, as OT foram vendidas com um juro de 4,34%.
Segundo dados do IGCP, citados pela Bloomberg, na emissão a 10 anos, o instituto colocou um montante de 1.195 milhões de euros, sendo que a procura total ascendeu a 1.880 milhões. Nesta maturidade, Portugal vai pagar um juro de 4,34%.
Já na maturidade a dois anos, o IGCP colocou os restantes 805 milhões de euros, que completam os dois mil milhões previstos.
Segundo disse o gestor de activos do Banco Carregosa, Filipe Silva, à Reuters, «o mais interessante era saber se haveria problemas em Portugal colocar estas emissões, que totalizavam 2 mil milhões de euros». «As colocações correram bem, a procura foi forte e espelha bem que Portugal não terá grandes problemas de colocação de dívida, como tem a Grécia.
MRA Alliance/Agência Financeira