OCDE prevê que Portugal falhará a meta do défice para 2011

No próximo ano, o défice será de 5% do PIB, prevê a OCDE, ou seja mais quatro décimas que o reportado por Lisboa a Bruxelas. A OCDE também não acredita que Portugal consiga atingir a meta do défice que o Governo acordou com Bruxelas para o próximo ano, 4,6% do PIB.

A organização liderada por Angel Gurría prevê que o défice fique em 5% do PIB em 2011. Isto depois de o FMI ter apontado, no mês passado, uma previsão de 5,2%.“A consolidação orçamental teve um início mais lento em Portugal que nos restantes países periféricos da zona euro”, pode ler-se no Economic Outlook ontem publicado.

No relatório, a OCDE afirma que “na primeira metade de 2010, praticamente não houve redução do défice face a 2009, apesar do bom desempenho das receitas fiscais”. E recorda que, apesar dos progressos do segundo semestre, “a meta do défice para 2010 só será atingida graças ao recurso a processos extraordinários” – em alusão ao fundo de pensões da Portugal Telecom. Sem eles, o défice ficaria este ano em 8,8% do PIB.

Mas mesmo partindo de um ponto de 7,3%, a OCDE considera que “o tamanho do ajuste [que é necessário] torna a implementação do Orçamento [para 2011] particularmente difícil”.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply