Obama ordena compra de prisão para terroristas de Guantánamo

Prisão de GuantánamoBarack Obama ordenou à sua administração que compre uma prisão de alta segurança no Ilinóis para onde serão transferidos os terroristas mais perigosos de Guantánamo. O Presidente dos EUA desafiou a vontade do Congresso mas deu um passo decisivo para encerrar a prisão da ponta sul da ilha de Cuba.

O Centro Correccional de Thomson – localizada numa área rural ao largo do Mississipi, 240 quilómetros a oeste de Chicago – receberá entre 35 e 90 terroristas considerados muito perigosos e que ficarão detidos indefinidamente. Ao lado haverá um tribunal militar onde decorrerão os julgamentos de excepção.

A secretária de Estado, Hillary Clinton, e o secretário da Defesa, Robert Gates, revelaram que a prisão vai ser alvo de obras que a farão mais segura do que as prisões de segurança máxima nos EUA. Os dois garantiram ainda que Obama não tem intenção de libertar detidos em território americano.

Guantánamo é um símbolo da tortura que alimenta o ódio contra os EUA e é usado pela Al-Qaeda como um pretexto para recrutar terroristas. Obama prometeu encerrar a prisão até Janeiro de 2010 e assinou a ordem executiva um dia depois de ter tomado posse. Mas em Novembro admitiu que o prazo não será cumprido.

MRA Alliance/DN

Leave a Reply