Número de milionários aumenta globalmente apesar da crise

Existem em Portugal 11 mil pessoas com uma fortuna acima de um milhão de dólares, um número que representa um crescimento de 5,5% e ocorreu num ano em que a economia sofreu uma forte recessão e a crise se acentuou. De acordo com o estudo “World Wealth Report”, realizado pela Capgemini e Merrill Lynch, no ano passado existiam 11 mil pessoas em Portugal com uma fortuna acima de um milhão de dólares (814 mil euros), o que compara com os 10,4 mil registados em 2008.

A subida da bolsa no decorrer do ano passado, o aumento dos preços do imobiliário (em 0,2%) e a forte descida das taxas de juro foram os factores que contribuíram para que o número de milionários em Portugal aumentasse em mais de 5%. Estes factores anularam o impacto negativo da recessão da economia portuguesa. No ano passado o PIB recuou 2,7%, com uma queda de 21,8% nas exportações e de 8,1% na produção industrial.

A Capgemini e a Merrill Lynch classificam de milionários os indivíduos que possuem activos líquidos superiores a 1 milhão de dólares, excluindo a sua residência principal e os bens consumíveis. A nível mundial, os indivíduos com mais de 1 milhão de dólares também aumentou, atingindo os 10 milhões. Além disso, o seu volume de riqueza aumentou 18,9% para 39 biliões de dólares.

“Os últimos anos têm sido relevantes para os investidores ricos. Enquanto em 2008 a riqueza global dos HNWI sofreu um declínio sem precedentes, um ano depois existem claros sinais de recuperação, e nalgumas áreas verifica-se mesmo o regresso aos níveis de riqueza e crescimento registados em 2007”, afirma Sallie Krawcheck, presidente da Global Wealth & Investment Management, uma divisão do Bank of America. 

O número de espanhóis com património superior a um milhão de dólares cresceu 12,5 por cento no último ano, com mais 16 mil pessoas a integrar esta lista, segundo o estudo. Em termos geográficos, é nos Estados Unidos que se concentram mais milionários (2,87 milhões). O valor é três vezes superior ao número de alemães ricos (861 500). O número de milionários na China subiu 31% para os 477 400, colocando o país à frente do Reino Unido, com 448 100.

MRA Alliance/JdN/DE/DN

Leave a Reply