Novas energias dominaram IV Encontro Empresarial Brasil Portugal

As energias alternativas dominaram o IV Encontro Empresarial Brasil-Portugal, que decorreu no dia 7 de Dezembro, no Rio de Janeiro, sob a égide do Conselho das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil.
Com uma agenda muito intensa e intervenções de grande qualidade, o Encontro serviu para reflectir sobre as perspectivas da energia e do ambiente nas próximas décadas.
Opinião unânime é a de que o Brasil é o actualmente o lider – porque o país mais avançado – na produção de biocombustiveis, como é o país com melhores condições para a produção de etanol e biodiesel, derivados de matérias primas que precisam de terra, de sol e de água, que só se encontram com niveis que permitem a sustentabilidade dos negócios, na América Latina e na África.
Um clima de suspeição relativamente à política energética da União Europeia, foi suscitado por diversos oradores, que consideram ser demasiado forte na Europa o lobby dos produtores de petróleo.
Especialmente interessante a intervenção de Pedro Sampaio Nunes, da consultora portuguesa First Force, que defendeu a opção nuclear como inevitável para a produção de energia eléctrica, considerando os biocombustiveis de origem agrícola como os mais adequados para evitar o crescimento dos gases com efeito de estufa nos transportes.

Ler mais

Leave a Reply